Alguns dos objetivos do empresário médico quando decide empreender, é de que o seu empreendimento tenha reputação positiva no meio em que atua, se perpetue ao longo do tempo e gere retorno financeiro.

No entanto, quando decidimos empreender é natural pensarmos somente em executarmos com eficiência a atividade médica, sem pensar ou mesmo ter qualquer experiência nas demais áreas que estão atreladas ao empreendimento, como marketing, área legal, contabilidade e finanças, gestão de pessoas, enfim todas as demais áreas que irão fazer com que o empreendimento alcance os objetivos anteriormente determinados.

Com isso, fica claro a dificuldade em tomarmos qualquer decisão em alguma área em que não temos experiência, fazendo com que não à tomemos, ou até mesmo quando chegamos a uma decisão, não temos a certeza de que seguimos o melhor caminho.

Neste sentido, há inúmeras pesquisas que mostram que os empreendedores não alcançam seus objetivos por não terem o mínimo de estrutura corporativa exigida, sendo que principais razões para a mortalidade precoce das empresas estão na falta de planejamento e o descontrole na gestão, ou seja, profissionais de alto nível à frente de negócios com muito potencial; porém não tomam cuidado em elaborar um planejamento estratégico que permitirá aumentar as chances de sucesso do negócio, não possuem metas claras de como e onde querem chegar, não possuem controles financeiros e patrimoniais adequados que auxiliam na tomada de decisões, enfim, estão administrando suas empresas com fortes indícios de mortalidade precoce.

Com isso, destacamos alguns pontos que são merecedores de atenção, são eles:

  1. Executar com excelência o trabalho ao qual colocamos à disposição – ser a melhor opção dos clientes.
  2. Atuar com parceiros “fornecedores” estratégicos nas áreas as quais não somos os experts – estes parceiros têm que se posicionarem como uma parte da sua organização, assumindo a responsabilidade pelo sucesso do seu negócio.
  3. Permitir que todos os envolvidos no empreendimento tenham a visão clara de onde a empresa quer chegar.

Por fim, importante ressaltar também que a organização deve estar sempre atenta as inovações do mercado, dedicar significativos esforços no feedback do cliente e manter-se flexível às mudanças.