Sentir sono ao volante é bastante perigoso, pois é uma das maiores causas de acidentes no trânsito.

Manter-se desperto é uma das maiores preocupações de caminhoneiros que dirigem à noite. Isso porque é difícil ficar acordado durante um percurso quando está tudo silencioso e escuro, ainda mais para quem fica horas dirigindo.

Sendo assim, algumas dicas te ajudarão a combater o sono ao volante:

  1. Programe as paradas

Intervalos rápidos melhoram a circulação corporal. Nesses momentos, beba muita água e faça alongamentos.

  1. Durma bem na noite anterior

Se você dormir menos de 7 horas na noite anterior, a probabilidade de acidente dobra.

Se tiver leito na cabine, torne esse local confortável. Providencie roupa de cama limpa, travesseiros e cobertas. Caso vá pernoitar no veículo, busque um local seguro.

  1. Dê tempo para o corpo

Se você precisar sair antes de o sol nascer, acorde com uma hora de antecedência. Deixe seu organismo despertar totalmente e, se possível, tome um banho para ajudar.

  1. Escolha o melhor horário para viajar

Antes de sair para uma viagem longa, pense nos horários em que você tem mais sono ao volante. É recomendado não guiar no fim da noite ou logo após o almoço, por exemplo.

  1. Refresque-se

Experimente se refrescar de alguma maneira, tirar a blusa, ligar o ar-condicionado ou lavar o rosto com água fria.

  1. Tome cuidado ao ingerir medicamentos

Existem medicamentos que causam sono ao volante. Por isso, é recomendado ler a bula para descobrir os efeitos colaterais dos remédios.

  1. Ouça música ruim

A verdade é que quando algo nos causa incômodo, nós demoramos para relaxar o corpo e dormir. Então, uma sugestão estranha (mas eficiente) é escutar estilos musicais que você não curte, para causar desconforto.

  1. Exercite-se e “prejudique” sua ergonomia

Crie o hábito de fazer exercícios regularmente. Além de ser ótimo para a saúde, exercitar-se contribui para o aumento da disposição, deixando seu organismo preparado para encarar longas viagens.

  1. Não tente lutar contra o sono

Quando o cansaço chega de verdade, não adianta enganar a situação, pois as funções do corpo diminuem drasticamente, pare e descanse.