Quer trabalhar com mais tranquilidade e conforto e sem prejudicar a saúde? Com certeza, esse é desejo de grande parte dos caminhoneiros. Para auxiliar na conquista dessa realidade, o EPI para motorista de caminhão é um grande aliado. Ele serve para proteger a pessoa de agentes externos prejudiciais, evitando ou amenizando seus impactos.
O EPI, ou Equipamento de Proteção Individual, é aquele dispositivo de uso pessoal a ser utilizado pelo trabalhador com o intuito de se proteger de possíveis riscos de segurança e saúde durante a sua atividade. A atuação desse equipamento é no sentido de evitar ou atenuar a gravidade de lesões que possam vir a ocorrer no trabalho.
Inclusive existem leis que tratam desse tema, inclusive obrigando o uso de EPI para motorista de caminhão. No entanto, essa obrigatoriedade está relacionada ao tipo de carga transportada e aos riscos aos quais o caminhoneiro está exposto.
Importante que se diga que o fornecimento do EPI é de obrigatoriedade do empregador.
Os EPIs indispensáveis para os caminhoneiros, levando-se em consideração caso a caso frente a carga transportada e tipo de operação envolvida no transporte, são:
– Colete de sinalização
– Luva de raspa
– Bota com bico de aço ou PVC
– Protetor auricular
– Óculos de proteção
– Capacete
– Máscaras semifaciais
Note que o período de uso do EPI é pequeno, estando ligado diretamente a necessidade específica da atuação do motorista, mas pode fazer muita diferença na qualidade da sua saúde durante a rotina de trabalho.